Segurança nos treinos

O Sistema de Combate da  Shinobi Keiko kai não é um esporte e sim um sistema marcial na própria concepção da palavra. Aqui estudamos efetivamente uma arte guerra, não apenas trocamos socos e chutes, como na maioria dos esportes marciais de contato. O aluno, quando entra na Shinobi Keiko kai, passa a estudar tanto a parte técnica quanto a parte teórica da arte e isso da um embasamento muito forte para a segurança individual e dos companheiros de treinos. Também temos um Reigi Saho (regras de conduta e etiqueta) muito rígido que deve ser seguido por todos, dentro e fora do espaço de treino.


Outro ponto que damos uma ênfase muito grande é a relação entre uke (o atacante / aquele que recebe o golpe) e nage (o defensor / aquele que aplica o golpe). Ao contrário da maioria das outras artes marciais onde o praticante treina contra um oponente, no Sistema Shinobi o aluno treina com um companheiro. Ou seja, não existem relações de competição no Sistema Shinobi e um não deve querer subjugar o outro. Ao invés disso, cada qual é a metade de um todo e ambos têm a mesma responsabilidade tanto pelo aprendizado e pela experiência a ser adquirida quanto pela segurança no treinamento.

Além disso, as técnicas seguem um Mokuroku (目録), ou seja, são passadas de forma gradativa, na medida em que os alunos vão se graduando. Isso vale tanto para as técnicas armadas quanto para as técnicas desarmadas. Outro ponto importante é em relação às armas com lâminas. O primeiro contato do aluno com esse tipo de armamento é realizado com armas confeccionadas em madeira ou sem fio. Esse tipo de cuidado contribui para o aprimoramento técnico e evita acidentes. Contudo não podemos nos esquecer que treinamos uma arte marcial e que essa deve ser efetiva. Com o tempo os alunos passam a treinar com armas de verdade, mas isso só ocorrer depois de um longo processo de aprimoramento técnico e psicológico.