Benefícios


Mais do que uma defesa pessoal, o Sistema Shinobi Keiko Kai de Arte Marcial ensina a ter disciplina, respeito e autocontrole, além de fortalecer o corpo.

Dentre os benefícios da prática estão o condicionamento físico, o equilíbrio emocional, a autoestima, o desenvolvimento de atenção, a coordenação motora, a disciplina, a criatividade e a flexibilidade mental entre outros. Sua prática rejeita a violência, o uso de exacerbado de força física e a competição. Portanto, pode ser praticado por pessoas de todas as idades e ambos os sexos.

O desenvolvimento do praticante deve ser sempre prazeroso e desenrolar-se gradativamente, a fim de evitar acidentes, sem jamais perder tempo em provas inúteis de força física ou competição. Não há nada para provar, o objetivo é aprender e descobrir novas possibilidades, evitar o conflito e seguir em frente, tendo a segurança de que, se necessário for, as técnicas aprendidas serão eficientes.


Estudo da Universidade de Tel Aviv (ISR) mostrou que crianças que passaram a praticar esportes, inclusive artes marciais, apresentaram um maior autocontrole e disciplina, além de diminuir a agressividade. De acordo com os pesquisadores, os meninos mostraram os melhores resultados. Isso porque as artes marciais funcionariam melhor do que uma terapia convencional, pois esta não diminui as emoções negativas. Em contrapartida, para os idosos, estudo da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA - EUA), comprovou que aqueles que praticam artes marciais têm maior qualidade de sono. Apesar desses resultados, muitos ainda questionam se a pessoa não se tornará ainda mais agressiva com a prática das lutas.

A prática de uma arte marcial por si só desenvolve um novo comportamento social e psíquico a partir da própria estrutura, da hierarquia, das regras e da parte ética. Ele ainda afirma que as mulheres também têm muito a ganhar com essa prática por “atuar de forma preventiva nas artroses em geral, na artrite reumatoide e em várias outras patologias”.

Para todas as idades, o sistema apresenta grande gasto calórico e promove o alongamento e fortalecimento do corpo. A qualidade respiratória também é aumentada conforme os exercícios vão se intensificando.

Entre os adultos, combate o estresse e a agressividade, além de ensinar a respirar, trabalhar a força, velocidade e coordenação.

Para as mulheres, que geralmente têm uma densidade óssea mais prejudicada, é útil para prevenir a osteoporose, por ser uma atividade física de força, que estimula os ossos e a musculatura.

As crianças se beneficiam com a disciplina e concentração, mas, é necessário estar atento às torções. Já as crianças hiperativas se beneficiam pelo aprendizado do equilíbrio e da disciplina. E todas elas passam a entender que há tempo para tudo, desde a saudação em silêncio até o momento de extravasar. A autoconfiança e a concentração são estimuladas. A parte física tem como reflexo o equilibrado desenvolvimento musculoesquelético, maior coordenação, força e resistência.

Para os idosos melhora do raciocínio e, apesar das limitações físicas naturais, a interação com os colegas e o respeito do grupo revertem o processo de isolamento típico desse período da vida, além dos exercícios manterem a musculatura desperta e ativa. Também é indicado no combate à depressão.